terça-feira, 11 de novembro de 2008

Normas de elaboração do relatório de uma actividade experimental


  1. Identificação da escola

  2. Identificação da disciplina - identificação do(s) aluno(s)

  3. Data da realização da actividade; data da entrega

  4. Título da actividade

  5. Objectivo(s) da actividade (o que se pretende descobrir/saber/responder)

  6. Material
  1. Procedimento (o que se usou, como se fez)

  2. Observações e registo de resultados (ex: desenhar o que viu, construir uma tabela ou gráfico a partir de medições efectuadas, efectuar os calculos necessários, etc)

  3. Interpretação dos resultados e conclusões (relacionar os resultados e dar resposta à(s) dúvida(s) inicial(is); as conclusões terão, pois, que estar sempre de acordo com os objectivos definidos)
Não te esqueças que poderás entregar o relatório em suporte informático. Para tal, utiliza a seguinte nomenclatura no nome do ficheiro:
Critérios de Avaliação do relatório:
  • Identificação clara do aluno(s), da escola e da actividade(título);
  • Cumprimento do prazo de entrega;
  • Identificação clara do (s) objectivo(s);
  • Descrição organizada e lógica dos materiais e dos procedimentos usados, com indicação de alterações ao plano inicial, quando esta tiver lugar, e respectiva justificação;
  • Correcção linguística e utilização correcta de termos científicos;
  • Registo correcto dos resultados o observações;
  • Apresentação dos resultados e observações de forma clara e sistematizada (inclusão de tabelas, gráficos, desenhos legendados, etc);
  • Tratamento coerente dos resultados, incluindo a explicação para resultados inesperados e correcção de cálculos, se os houver;
  • Conclusões elaboradas com base nas evidências recolhidas e registadas de acordo com o tratamento dos dados.

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